publicidade

Roupas - Algumas duvidas que podem surgir na hora da escolha

Posso usar luvas durante toda a cerimônia?

Não. A noiva deve entrar na Igreja calçando as luvas. Quando tiver início a cerimônia, deve tirá-las delicadamente, mantendo-as junto ao buquê, para ter as mãos descobertas na hora da troca das alianças. As luvas só voltam a serem calçadas no carro, após a saída da Igreja. Quanto ao uso de chapéus, é indicado apenas em casamentos realizados até às 17 horas. Ainda que muitas noivas, mães e madrinhas não sigam esta regrinha à risca, depois deste horário são indicados apenas arranjos.

Quem escolhe primeiro a cor do vestido?

A mãe da noiva, seguida pela mãe do noivo. É sempre de bom gosto que os vestidos usados pelas mulheres da mesma família no altar sejam entonados entre si. Por exemplo, a família da noiva pode usar a gama dos rosados, enquanto a família do noivo opta pelos matizes de cinza. É inadequado usar preto no altar, além disso, o branco (ou champagne, ou marfim) é a cor exclusiva da noiva. Por isso, por uma reverência à noiva, a rainha da festa, às convidadas é vedado o uso do branco. Assim, não há risco de uma possível competição, sob a ótica da etiqueta.

Como deve ser a roupa das Damas e Pagens?

Casamentos pela manhã - até às 12h30: Pela manhã, seus vestidos devem ser sempre em tons suaves e claros. Fica muito bem o tafetá estampado para as daminhas. Evite os vestidos tomara-que-caia para crianças, bem como decotes pronunciados para as damas. As crianças podem usar luvas curtas e as damas luvas médias. Os modelos devem ser curtos ou channel. Os sapatos devem sempre acompanhar a cor da saia dos vestidos. Os arranjos de flores naturais e os chapéus com arranjos são mais indicados. Os pajens podem usar bombachas ou calças com pregas. As camisas podem ser acompanhadas de gravatas e / ou coletes. Sapatos pretos e meias ¾ brancas.

Casamentos à tarde - até às 18h30: Os tons dos vestidos das damas podem acompanhar os tons da decoração da Igreja. As daminhas podem usar vestidos mais longos. Os tecidos podem ser organza, gazar, tafetá e cetim. Veludo é muito elegante no inverno, inclusive para os pajens. Chapéus e arranjos podem ser usados com suas abas de acordo com o tamanho da criança. Damas devem estar de luvas, bem como as daminhas. Os pajens podem usar bombacha com colete e camisa, ternos e dinners com detalhes iguais.

Casamentos à noite: Para as daminhas e as damas, vestidos longos. Caso queira bordado, use somente pérolas. Deixe os brilhos para a noiva. Prefira enfeites de renda e fitas de cetim, ficam muito charmosos. Todo o grupo de daminhas deve usar o mesmo tom e, se possível, o mesmo modelo. Os arranjos de cabelo podem ser com flores artificiais, naturais ou chapéus. Sapatos forrados com o tecido do vestido. As damas e as daminhas devem usar uma maquiagem muito suave, com batons e sombras em tons pastéis. Os cabelos devem sempre estar mais presos na frente. Os pajens podem usar bombachas ou meio-fraque, dinner e até smoking. Sem precisar estar igual ao noivo, mas parecido com os padrinhos. Os sapatinhos podem ser de verniz.

Quem deve pagar os vestidos das daminhas, a noiva ou as mães das crianças?

Isso é muito relativo, dependendo das posses. Normalmente, cada mãe assume a despesa do vestido da filha ou, se você puder, paga todos.


por Marcia Possik

Marcia Possik é organizadora de casamentos e cerimônias, diretora da Marriages Assessoria (www.marriages.com.br), empresa especializada em organização de casamentos e eventos. É criadora do Clube das Noivas (www.clubedasnoivas.com.br), maior grupo de discussão com foco em casamento da América Latina e maior comunidade virtual voltada para casamentos do Orkut no Brasil. A consultora esclarece dúvidas e fala sobre assuntos relacionados ao dia-a-dia dos noivos e cerimonial em diversos sites e revistas especializadas no segmento. Mês passado, atuou como consultora da Capricho/MTV, no reality show Colírios, onde ensinou os participantes a disposição de talheres e pratos de um jantar de gala, e como usá-los.



publicidade

Veja também

publicidade