publicidade

Reduza o impacto ambiental do seu casamento com pequenas atitudes

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, 45,8% da população está casada e 42,8 declara como solteiro o estado civil. A região sul tem o índice mais alto de pessoas casadas, cerca de 49,7%, enquanto os solteiros representam 37,9%.

E quanto mais as pessoas se unem, mais festas de casamentos são realizadas e a tendência que cresce é a dos casamentos sustentáveis. Cada detalhe do casamento pode contribuir para uma cerimônia mais verde e ecologicamente correta. O evento deve ser projetado visando reduzir o impacto ambiental ao mínimo, mas sem perder o glamour e a elegância.

O horário, o buffet, os trajes, o convite, os doces, enfim, tudo pode ser feito pensando no meio ambiente. Um casamento realizado de dia, por exemplo, economiza energia elétrica, já que se pode aproveitar a luz natural. Escolher locais próximos ou apenas um para realizar a cerimônia e a festa também é uma boa pedida. Assim é possível reduzir a emissão de gases poluentes, derivados dos automóveis.

Ser sustentável também é priorizar os produtores da região. Por isso, na decoração o ideal é optar por floriculturas que primam pela produção local e escolher flores da época. Após o casamento, as flores podem ser doadas ou transformadas em adubo orgânico. Na questão os convites e outros impressos, estes podem ser feitos utilizando papéis reciclados, mostrando aos convidados a proposta do evento. E por que não enviar os convites por email?

Para as lembrancinhas, os noivos podem escolher itens que possam ser úteis aos convidados ou que contribuam com a natureza, como as sacolas de pano, biscoitos feitos à mão por algum produtor local, pequenos frascos de compota ou pacotinhos com sementes de flores.

O número de convidados também deve estar na ponta do lápis. Quanto mais gente, maior será o número de convites e lembrancinhas, mais comida e bebida serão consumidos e mais carros serão utilizados. Por isso procure convidar quem realmente faz parte da história do casal.

Um evento sustentável pode ser muito interessante e prazeroso e o importante é que o casamento tenha o estilo do casal. Escolha fornecedores que também se preocupem com o meio ambiente, evite itens descartáveis, procure produtores locais e estimule seus convidados a entrar no clima sustentável.




publicidade

publicidade