publicidade

Jogar arroz nos noivos simboliza prosperidade

jogar arroz nos noivos

O casamento é um rito cheio de símbolos, significados e tradições. Normalmente o objetivo é atrair felicidade, boa sorte, longevidade e outras coisas boas aos noivos. Um dos costumes que não perde o charme é o momento de jogar arroz nos recém-casados. Originada na China e na Índia, a tradição surgiu com base na crença de que o grão traz prosperidade e fertilidade e jogá-lo no casal demonstrava que este era o desejo dos convidados.

O arroz é jogado pelos convidados depois que a cerimônia é encerrada. Ele é entregue em saquinhos de plástico, de tecido ou em pequenos cones decorados com as cores da decoração. Os noivos devem conferir se a Igreja permite que o arroz seja jogado, já que o chão fica escorregadio, especialmente os pisos de mármore quase sempre utilizados nas escadarias. Se houver permissão, o casal deve orientar os convidados para jogarem o grão só depois de descer as escadas.

Uma dica para não machucar os noivos é jogar o arroz para cima, para caírem como se fosse uma chuva, e nunca em direção ao rosto do casal. A quantidade não deve ser exagerada, afinal não são necessários quilos de arroz para desejar sorte aos noivos. Aproximadamente 150 gramas é o suficiente para a brincadeira ser divertida e dar tempo do fotógrafo e do cinegrafista registrarem o momento.

Quem não é adepto do arroz, mas ainda sim gostaria de ter uma lembrança especial ao sair da igreja há outras alternativas. Jogar pétalas de rosas, confeitos de arroz em formato de coração - que podem ser coloridos e se desmancham ao tocar o chão -, bolinhas de sabão e até mesmo balões coloridos e enchidos com gás hélio, que dão um efeito fotográfico muito bonito.




publicidade

publicidade