publicidade

Exames pré-nupciais garantem a saúde dos noivos

exames pre nupciais garante saude noivos

Casar é o primeiro passo para a constituição de uma família, que geralmente se torna completa com a chegada dos filhos. Mas antes de planejar a família - e de casar - é preciso verificar se a saúde dos noivos está 100%.

Os chamados exames pré-nupciais são importantes para avaliar o estado clínico do casal, que após o casamento dividirá uma vida sexual. O ideal é começar a pensar nos exames seis meses antes do casamento, já que é necessário tempo e dinheiro para realizá-los.

Efetivamente os exames devem ser feitos com pelo menos três meses de antecedência, para que haja tempo de realizar algum tratamento se for necessário. É bom lembrar que os dois - tanto a noiva como o noivo devem ir ao médico.

Entre os principais exames pré-nupciais para o homem estão o espermograma completo, o hemograma e exames para detectar Hepatite B e C e doenças sexualmente transmissíveis. O noivo deverá procurar um urologista, que analisará o seu caso e pedirá os exames necessários.

A mulher deve consultar um ginecologista, que poderá solicitar exames como colposcopia, pesquisa de rubéola, toxoplasmose, provas hepáticas, reações sorológicas para sífilis e HIV, tipagem sanguínea, hemograma completo, exame de urina e de fezes e o de citologia oncótica preventiva, mais conhecido com papanicolau.

Os noivos devem esclarecer todas as dúvidas em relação à vida sexual e aos métodos contraceptivos durante as consultas médicas. Se a noiva quiser evitar a menstruação durante a lua-de-mel também é imprescindível perguntar ao médico qual é o melhor método para evitar malefícios a saúde.




publicidade

publicidade