publicidade

Emagrecer tem que ser um objetivo e não uma obsessão!

emagrecer casamento

Eliminar as teimosas gordurinhas e ficar com um corpo legal, quem não deseja isso? Porém, ter consciência da necessidade de ser saudável, magra e bonita é tudo que a maioria das pessoas gostaria, mas na prática não é bem assim. Onde será que erramos? A televisão nos traz informações aparentemente valiosas como aqueles programas que vivem dizendo e jurando que eu vou perder 5 kg em um mês e me fazem acreditar que essa descoberta será um milagre na minha vida. Então desligo a TV e abro a revista e as juras estão lá! E tem até dieta da água, cruzes!

Aparece cada prato bonitinho e muitas vezes convidativo, mas tão magrinho! E eu estou lá, lendo a dieta e imaginando como ficaria de corpo novo. Então me levanto, tiro uma cópia, coloco na porta da geladeira e aproveito para pedir para a faxineira deixar umas comidinhas prontas, assim ficarei mais magra até o casamento da Bete. Por falar em Bete, ela teve uma crise nervosa quando foi experimentar o vestido porque estava muito apertado. Menina, como pode alguém engordar assim nos últimos meses com tantos preparativos e correria para o casamento? Será que foi justamente por isso?

A história que acabei de relatar faz parte da rotina de muitas mulheres. A neurose para se adaptar aos padrões de beleza atuais está cada vez maior e tomando proporções perigosas. Mas quero fazer um alerta aqui, a história não para apenas na hora de colocar a dieta na geladeira e seguir a risca o que está escrito ali. A maioria das mulheres lembra que ontem comeu doces, no sábado pizza, no domingo aquela feijoada na casa da sogra querida. Quarta, um aperitivo com uns pasteizinhos (bem sequinhos) com a melhor amiga e hoje é sexta-feira e agora?

Pois é, essa semana foi uma farra alimentar! Porém, na próxima sua vida continua com os mesmos horários malucos, os restaurantes por quilo, os docinhos, a pizza do sábado. Até a sogra estará te esperando com uma suculenta dobradinha que o filho dela a-do-ra! A balança da farmácia teima em manter aqueles 68, 69 kg. Não! Marcou 71,5 kg, que tristeza! É nesse momento que vem a neura. Então você pensa: será que faço parte do grupo que tem 200 alterações genéticas e vai interferir no meu metabolismo? Será? E tomar atitudes para decidir ser magra ou seguir padrões de beleza, é um tédio. É uma história de ir no Dr. Tal, na Dra. Tal, usar o creme que levanta defunto e lembra que o remédio que a vizinha toma é excelente. Então você começa a tomar chá verde, branco, vermelho, preto, de orégano, alecrim e uma infinidade! Meu Deus!

Agora vamos falar de coisas verdadeiras e saudáveis. O fato mesmo é que o organismo não pode ficar muito tempo sem comida. Quando isso acontece, retemos gordura como um mecanismo de defesa. Então o primeiro passo para ficar com o corpo em forma sem prejudicar a saúde devemos comer de três em três horas, dividindo as calorias que se pode consumir em frações. Isso mesmo, comer! Os hábitos errados à mesa costumam se repetir sempre, o ideal é comer de forma inteligente para não precisarmos nos privar do que gostamos e também olhar para a balança de frente e não ficarmos de costas.

É possível emagrecer comendo bem, dependendo do conceito pessoal do que é comer bem. A reeducação alimentar é possível sim e precisamos perder gordura para aumentar a massa muscular através de exercícios aeróbios (caminhar, pedalar, nadar, correr), fazer musculação e alongamento. Sem dúvida, esta é a fórmula ideal para quem quer modelar o corpo e manter tudo àquilo que conseguiu com esforço.

Ah, você não tem tempo para academia? Então caminhe sempre que possível, faça alongamentos, fuja do elevador, vá pelas escadas. No começo é chato, mas depois vira uma gostosa aventura. Tente, persista, só não vale desistir. Comece com pequenas trocas. Vou dar alguns exemplos: troque o leite integral pelo desnatado, a lasanha pelo espaguete, o abacaxi ao invés do abacate e o arroz integral no lugar do branco. Diminuir as calorias é bom para o coração, baixa o colesterol e melhora a pele. A dieta equilibrada combinada com exercícios queima calorias e é a forma mais fácil e eficiente de ficar com corpo ideal, ou chegar perto dele. O segredo para perder peso e emagrecer está em fazer pequenas mudanças nos seus hábitos diários que fazem grandes mudanças positivas no seu corpo e bem estar. Seja feliz e consciente acima de tudo!


por Leide Nascimento

Leide Nascimento é especialista em várias modalidades da estética e tem 14 anos de profissão. Trabalhou com massagens como a relaxante, terapêutica e auto massagem, ministrava curso e treinamento em clinicas para procedimentos com infravermelho longo. Atualmente é consultora da clínica Kimberly Estética (http://www.kimberlyestetica.com.br), fez programa de rádio trazendo dicas de como unir beleza e saúde, abordando a mulher e seus papéis na sociedade, a autoestima feminina, a ditadura da beleza imposta pela sociedade e dicas de como a mulher pode escapar de se tornar escrava da aparência. Como colunista, escreveu em veículos como a Folha da Tarde e Século 21 e fez dois programas de rádio.



publicidade

Veja também

publicidade