publicidade

Cerimônia do Casamento - Conheça os protocolos que devem ser seguidos

protocolos a serem seguidos no casamento

Uma das maiores preocupações de uma noiva é em relação ao andamento do casamento, as regras que devem ser seguidas durante a cerimônia e a festa. Se você contratou uma boa cerimonialista, com certeza ela não deixará nenhum detalhe escapar, mas é bom saber tudo o que é preciso fazer em qualquer casamento.

No local da cerimônia a cerimonialista ou sua auxiliar deve orientar os convidados quanto ao lado correto para se sentarem. Os convidados da noiva devem ficar do lado esquerdo e os do noivo do lado direito, mesmas posições que o casal ira ocupar no altar.

No cortejo devem entrar primeiro os padrinhos alternados, depois os pais trocados (mãe da noiva com o pai do noivo), seguidos do noivo com a sua mãe, das crianças e damas adultas - se houver - e por fim a noiva com seu pai. As mulheres devem sempre entrar do lado direito dos homens, inclusive a noiva, que se posicionará do lado esquerdo do noivo apenas quando chegar ao altar.

O noivo deve chegar com 30 minutos de antecedência e a noiva pode se atrasar no máximo 10 minutos, para evitar constrangimentos. Durante a cerimônia, a pessoa responsável pela fala - seja padre, pastor ou juiz de paz - irá proferir algum discurso, acontece a entrada e a benção das alianças, o juramento dos noivos e o tão esperado beijo.

No cortejo de saída a ordem de entrada é invertida, primeiro os noivos, seguidos das crianças, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos da noiva e padrinhos do noivo. Se houver a tradicional chuva de arroz, é possível deixar os noivos por último para que todos possam participar deste momento.

Na festa os momentos mais esperados são a chegada dos noivos, o brinde, o corte do bolo e o buquê. A noiva deve deixar o momento de jogar o buquê por último, depois que os doces e bolo forem servidos. Este é considerado o último protocolo a ser executado no casamento.




publicidade

Veja também

publicidade