publicidade

Buffet - Maneiras de servir seus convidados

buffet maneiras de servir

A contratação do buffet é uma das escolhas mais difíceis e deve ser tomada com muita cautela, muitos itens devem ser levados em consideração como: se comporta o número de convidados, a sua localização, ventilação, toaletes, enfim, muitos detalhes para se pensar, mas o que vamos falar agora é sobre o tipo de serviço para servir os convidados.

Os mais comuns são à americana, à francesa e fanco-americano.

Vamos entender a diferença entre cada um deles.

Serviço à Americana - utiliza-se um buffet para manter a comida aquecida e os próprios convidados irão se servir. Pode haver garçons para auxiliar os convidados. Esse tipo de serviço deixa as pessoas mais livres para comerem o que querem e na quantidade que querem. No caso das bebidas pode-se contar com a ajuda dos garçons para servi-los durante todo o evento, mas se na sua festa não tiver, você pode deixar sobre uma mesa os copos e as bebidas distribuídas de forma que as pessoas possam se servir com tranqüilidade. Se você mesma for montar a mesa de buffet observe a ordem em que devem ser distribuídos os utensílios:
- Guardanapos
- Pratos
- Travessas de comidas com os seus respectivos talheres de servir
- Talheres (sempre por último)
Caso você tenha um número grande de convidados, uma boa dica é preparar o buffet nos dois lados da mesa para agilizar o serviço e evitar as filas desagradáveis.

Serviço à Francesa - neste caso, a mesa dos convidados já está preparada com pratos, copos, talheres e guardanapos. A decoração do centro de cada mesa pode ser com flores e velas e seguir o estilo escolhido para a festa, seja ela tradicional, romântica ou divertida. O cardápio é mais elaborado e geralmente conta com petiscos, salada, entrada, prato principal e sobremesa. Todo o jantar e as bebidas serão servidos pelos garçons que devem ter postura e estar impecavelmente uniformizados e, de preferência utilizando luvas.

Serviço Franco-Americano - uma maneira de servir seus convidados também de forma ágil. Neste caso, o que será servido na mesa pelo garçom é a entrada, as bebidas e a sobremesa. O prato quente/prato principal será servido num buffet em réchaud para que os convidados se sirvam tranquilamente. Pode-se contar com a ajuda dos garçons que deverão estar a postos no buffet para auxiliar seus convidados.




publicidade